Testosterona pode auxiliar no tratamento da depressão em mulheres?
Há alguns dias postei aqui no blog um post destrinchando o papel da testosterona no tratamento de alguns casos de depressão. Por conta desse post, recebemos uma série de perguntas questionando se aquilo também era válido para mulheres. Pensando nisso, preparei esse post especialmente para responder esse questionamento!
Para isso, quero te apresentar um estudo randomizado duplo-cego controlado por placebo no qual avaliou a eficácia da utilização de testosterona transdermica no tratamento coadjuvante de 101 mulheres, com idades entre 21-70, com depressão maior resistente a antidepressivos.
Sabe-se que a testosterona tem efeitos no humor, apetite e até mesmo comportamento. Além disso, como já comentei, hoje sabemos que ela está associada a melhora clínica de pacientes masculinos com o quadro depressivo. Pensando nisso, o grupo de pesquisadores decidiu tentar comprovar se esse tratamento também seria benéfico para mulheres.
A partir do estudo, os pesquisadores avaliaram ao longo de 8 semanas alterações dos níveis hormonais e do quadro clínico apresentado. Como esperado, os níveis médios de testosterona total e testosterona livre aumentaram significativamente ao longo do tempo no grupo de mulheres que recebeu testosterona e também em comparação com o grupo que recebeu placebo.
Entretanto, ao se avaliar o quadro clínico as pacientes que utilizaram testosterona exógena não apresentaram melhora dos sintomas de depressão, fadiga ou disfunção sexual em relação ao placebo.
Esse achado corrobora com a ideia já tanto debatida de que mulheres não precisam fazer terapia de reposição de testosterona. Sendo está indicada exclusivamente em casos selecionados de mulheres com quadro de desejo sexual hipoativo.
Referências
Low-Dose Testosterone Augmentation for Antidepressant-Resistant Major Depressive Disorder in Women: An 8-Week Randomized Placebo-Controlled Study doi: 10.1176 / appi.ajp.2020.19080844.