O uso de testosterona aumenta o hematócrito?
Sabemos que o uso de testosterona está diretamente associado a uma série de possíveis efeitos colaterais. Entre eles, um possível colateral muitas vezes subestimado é o aumento do hematócrito.
Mas a final, a testosterona realmente aumenta o hematócrito?
Para responder essa pergunta Nackeeran e colaboradores realizaram uma metanálise puplicada em 2022 que avaliou 29 estudos duplo cego randomizados com placebo, alcançando uma amostra de 3393 homens. Nesses estudos, foi avaliado a alteração do hematócrito em homens hipogonádicos que utilizavam testosterona em doses de reposição.
A revisão mostrou que todos os tipos de terapias de reposição de testosterona resultam em aumento estatisticamente significativos no hematócrito médio quando comparados com placebo. Onde o undecanoato de testosterona oral foi o que proporcionou o maior aumento (média de 4,3%) e o adesivo o menor aumento (cerca de 1,4%). Já a aplicação intramuscular de enantato/cipionato de testosterona gerou um aumento médio de 4,0%.
A partir disso, conclui-se que todos os tipos de testosterona estão associados ao aumento discreto do hematócrito. Entretanto, esse aumento não se provou clinicamente relevante, não sendo um marcador definitivo de aumento de risco cardiovascular ou mesmo tromboembólico.
Apesar disso, vale ressaltar que esses estudos avaliaram pacientes utilizando doses em níveis fisiológicos de testosterona. Quando falamos de situações em que as doses alcançam valores superiores ao fisiológico, o aumento de hematócrito tende a ser maior, podendo muitas vezes alcançar valores superiores aos avaliados nos estudos.
Sendo assim, apesar de o uso de testosterona em níveis fisiológicos ter boa segurança de uso em relação ao hematócrito, dados referentes ao uso de doses supra fisiológicas, ou mesmo estudos avaliando associações de drogas, são escassos. Sendo assim, é recomendado que nessas situações, seja realizado um acompanhamento médico de perto, para que dessa forma, as alterações sejam mais bem avaliadas e conduzidas.