Calculadora de Correção de Cálcio pela Albumina

Corrigir o Cálcio pela Albumina nunca foi tão simples!

Insira os valores nos campos acima e tenha acesso ao cálcio total corrigido pela albumina.

Obs. essa fórmula deve ser utilizada em casos de Hipocalcemia associado a Hipoalbuminemia.

Confira Nossas Outras Calculadoras

Quando Utilizar a Calculadora de Correção de Cálcio pela Albumina?

Em casos de Hipocalcemia aferida através do exame de Cálcio Total onde a albumina encontra-se inferior a 4g/dL. Entenda:

Quando avaliamos o cálcio sérico de um indivíduo, precisamos ter em vista que ele pode se apresentar de três formas distintas. Onde 40% de todo o íon estará ligado a albumina,  50% se encontrará na forma iônica, e os 10% restantes ligados a outros ânions como por exemplo o citrato, fosfato, bicarbonato e etc.

Apesar do cálcio ionizado ser aquele de interesse quando pedimos um exame para avaliar o cálcio sanguíneo, nem sempre é um exame acessível. Sendo assim, muitas vezes possuímos disponível apenas o cálcio total, o qual apesar de útil, pode apresentar erros de leitura caso ocorra a queda da albumina.

Sendo assim, frente a um exame de cálcio total baixo é importante avaliarmos junto a albumina. Isso ocorre pois, caso a albumina caia, o cálcio ligado a ela também cairá, sem significar com isso uma hipocalcemia, uma vez que o cálcio ionizado estará normal.

O valor exato dessa queda pode ser calculado através de uma fórmula matemática. Onde para cada 1g/dL de albumina que cai, ocorrea uma queda de 0,8 mg/dl de cálcio total. Sabendo que os níveis normais de albumina encontram-se por volta de 4g/dL, podemos dizer que para cada 1g de queda a partir dessa média, devemos considerar que o cálcio corrigido do paciente é 0,8mg/dL maior que o medido no exame.

Sendo assim, chegamos a fórmula: Cálcio Total Corrigido Pela Albumina = Cálcio Total + (4-albumina do paciente) x 0,8